SEMANA DAS MONÇÕES
DE 11 A 15 DE OUTUBRO

NESTA SEMANA O FOCO DAS ATIVIDADES ESTÁ NA COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DO NOSSO MUNICÍPIO. AS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS SÃO OS EIXOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PORTANTO AS VIVÊNCIAS PROPOSTAS PERMITEM EXPLORAR: O COMPORTAMENTO LEITOR; A MUSICALIDADE E A SONORIDADE; OS MOVIMENTOS CORPORAIS; AS CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS; A RELAÇÃO COM O OUTRO E O BRINCAR.
AO CLICAR EM CADA IMAGEM VOCÊ ENCONTRARÁ AS VIVÊNCIAS QUE SERÃO REALIZADAS NESTA SEMANA.
HÁ UM LINK QUE DIRECIONA PARA UM VÍDEO E UM SITE PARA VOCÊ, PAPAI E MAMÃE. NÃO DEIXE DE CLICAR!

ZIM TAM TUM.png

Nessa história, explore com a criança as imagens e o movimentos dos personagens, brinque de imitar os personagens fazendo música com utensílios domésticos. Divirta-se e permita que a criança faça bastante barulho. 

A receita da Cearense, prato típico da nossa cidade, é bastante conhecida. Com os bebês e crianças pequenas deixe que elas manipulem os ingredientes antes do preparo da cearense, assim elas estarão observando as características de cada alimento: cor, tamanho, formato, textura, peso. Com as crianças maiores explore a receita, as quantidades dos ingredientes e sua representação numérica. Todas as crianças podem explorar o peso através da comparação entre os alimentos. Coloque um alimento diferente em cada uma das mãos da criança, por exemplo: um tomate em uma mão e o feijão na outra e pergunte: Qual é mais pesado? Qual é mais leve? Essa brincadeira ajuda a criança a aprender sobre esse conceito matemático. Saborear essa comida em família será um momento delicioso, aproveite!

CEARENSE.png
RIO.png

Ouça a música "Encontrar Meu Porto Feliz" com a criança. Além da  música as imagens do vídeo também são de lugares e pessoas no nosso município, você poderá conversar sobre isso com a criança. Com os bebês, utilize essa melodia calma e tranquila para realizar uma massagem relaxante.

Com a bandeira temos a proposta de observar o símbolo de nossa cidade e suas cores. Ao clicar na imagem você encontra uma bandeira em branco que poderá ser pintada. Você e a criança podem escolher qual material irão utilizar para pintar a bandeira. Com os bebês mostre a bandeira e faça junto a pintura, depois de pronta, coloque um palito e deixe a criança brincar, balançando a bandeira. Para as crianças maiores, que estão na pré-escola, peça que pintem a bandeira igual, respeitando a sequência das cores. Depois, incentive a criança a colar um palito para finalizar a bandeira do nosso município.

BANDEIRA.png
CRIANÇAS 2.png
CRIANÇAS 1.png